Carro de Gesso

Carro com carroceria de gesso, pode?

Pesquisando na internet encontrei um fato inusitado, um carro com carroceria de gesso, você acredita? É, é verdade ninguem acredita, se você contar isso a outras pessoas, é capaz delas rirem de você. Para provar que não é mentira, e a história é realmente um fato comsumado a Drywall bh pesquisou a fundo e acho algumas fotos, inclusive a história e trajetória do carro ao longo dos anos.

 

O nome do carro a princípio era carcaril,a foto abaixo é de 1967 e na época a carroceria era de chapa.

A história se inciou quando o piloto goiano Marcos Jardim corria em um Belcar-DKW com poucos resultados resolveu investir mais. Cerca de 1966 com recursos limitados, partiu de uma plataforma de uma Vemaguete, um chassi de treliça tubular, onde montou os componentes de seu antigo DKW.

O desenho era do próprio Marcos Jardim e lembrava uma Maserati 300S ou alguma Ferrari dos anos 50 e a princípio foi construída em chapa. O carro estreou na temporada do Planalto de 1967, com parcos resultados.

 

 

A foto abaixo mostra o carro já com carroceria de gesso na extrema esquerda na corrida de 100 milhas de Brasilia de 1969. Nesta época o carro já era famoso e conhecido como DKW de Gesso.

Mas por que raios o piloto sismou em fazer carroceria de gesso?

Bem Jardim descolou o patrocínio amigo de uma clínica ortopédica e alguém teve a idéia de jerico de sugerir uma carroceria em gesso, a fim de aliviar o peso excessivo e melhorar o desempenho.

 

Para você que ainda não estão acreditando ai vai a prova, esse é o momento em que o sogro Osmar Cidadão aplica as primeiras camadas de gesso sobre a carroceria do protótipo Jardim. Portanto a prova de que o carro de gesso realmente existiu.

A foto abaixo mostra o carro de gesso o dkw de gesso, já acabado.

a Foto abaixo era Marcos Jardim (PT-DKW) e Ênio Garcia, Fusca 1600 cc, 1968.

 

Mas e ai? como termina essa história?

O fato é que em uma das corridas do famoso DKW de gesso, houve uma garoa forte, e na medida que o carro tremia pelo giro do motor e agua caía, o carro foi se desmanchando e foi desclassificado da prova.

 

Enfim, o carro realmente existiu mas quando veio a chuva e a tremedera do motor ele foi desmanchando no caminho.

 

Pesquisas em:

http://mestrejoca.blogspot.com/2009/04/dkw-de-gesso-prova-definitiva.html
http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/04/27/o_dkw_de_gesso/